O Início

Apesar das crises econômicas nacionais nas décadas de 80 e 90 que ocasionaram a quebra de muitas confecções, várias conseguiram sobreviver.  Essas empresas que superaram as crises e insistiram no negócio se estabeleceram, talvez por estarem melhor capitalizadas e administradas.

Devido a abertura das importações ainda no início dos anos 90 com a redução das tarifas pelo governo Collor, máquinas e equipamentos modernos começaram a chegar no Brasil.  Com preços mais atrativos, a indústria de moda íntima renovou seu maquinário.

Criatividade na elaboração de novos modelos de roupas íntimas não faltava.  Novas máquinas de costura industriais com funções específicas tornaram-se necessárias, para que os confeccionistas conseguissem atender a demanda dos pedidos, que eram cada vez maiores e com prazos de entrega cada vez mais curtos.

Porém, quando uma máquina quebrava era um desespero total.  Além de ser difícil encontrar um mecânico (“que tinha seu peso cotado a ouro”), também era um sufoco achar no comércio local a peça para reposição, já que as poucas lojas nessa época eram mais direcionadas à venda de máquinas de costura e alguns acessórios.  Tais peças tinham que ser adquiridas na região central do Rio de Janeiro ou quase que exclusivamente trazidas ou encomendadas de São Paulo.  Não era raro a peça demorar para chegar e ainda não servir, pois geralmente tratavam-se de itens únicos no mercado, inerentes a cada modelo de máquina, com medidas e especificações técnicas distintas.

Com grandes indústrias têxteis e a vocação para a costura, o município revela um potêncial crescimento com o surgimento de novas confecções a cada dia.

Nasce, então, a Zig & Zag.

Fundada em 1996, surgiu com intuito de suprir as confecções locais com peças e acessórios para máquinas de costura e de corte. Iniciou suas atividades prestando assistência técnica, manutenção e fabricando algumas peças (calcadores, bitolas, parafusos especiais, aparelhos…), quase todas sob encomenda dos clientes. Eram itens que não se encontravam no mercado nacional ou que tinham um alto custo de importação.

A Zig & Zag chegou a comercializar máquinas de costura industriais por alguns anos, mas nada expressivo, pois estava focada no nicho de peças e equipamentos onde é pioneira na sua região.

A empresa foi a primeira da região a oferecer exclusivamente peças, acessórios e equipamentos para máquinas de costura.

A Zig & Zag não comercializa máquinas de costura.

* Este texto pode ser copiado e reproduzido livremente, no todo ou em parte, desde que a fonte seja citada.

Rolar para o topo